domingo, 2 de maio de 2010

Um gesto puro


"Cada um de nós tem, na memória da vida que vai sobrando, 
seu caminhão de lixo que só um dia despejará 
na escuridão da morte.  Grande parte do que vamos 
coletando pelas ruas tão desiguais da existência 
é apenas lixo; dentro dele é que levamos a jóia de 
uma palavra preciosa, o diamante de um gesto puro."
Rubem Braga

Ele me ligou, de manhã, apressado. Fiquei imaginando aonde iria ele com tal pressa. Um amigo quando aparece, depois de tanto tempo e de tão longe, deixa no ar  certa apreensão. Percebi que estava aflito e assustado. Então me disse, com a voz rouca, entre atônito e perdido, que iria morrer. Depois  do silêncio necessário, afirmei que nós todos vamos morrer.

A grande e inexorável verdade, é que ele sabia. Nós não sabemos. Cuidamos para que essa verdade fique distante de nós. É sempre algo que apenas suspeitamos. Mas isso também fica longe, afastado, envolto por uma cortina de fumaça, a nos enganar e distorcer a realidade. Somos, em nossa ingênua credulidade, eternos.

Meu amigo corria, essa manhã. Talvez, fosse ao encontro das brisas frescas do outono. Quem sabe, tivesse lhe assaltado, de repente, um desejo enorme de coisas simples e boas. Vontade de sentir cheiros e ouvir sons. Um impulso irresistível de pular, gritar, saltar, dançar e rir, gargalhar. Não. Nesse momento, a vida poderia ser qualquer coisa, menos razoável. Aliás, a razão era agora, algo que lhe causava grande enjôo. Às favas a razão. De que ela lhe servia nesse instante. Tudo o que queria era se libertar dos deveres todos. Seguir solto ao vento, sem destino. Mas já não haveria tempo. 

Uma tristeza imensa  tomou conta de mim. Tristeza pela vida. Tristeza pelo amigo, Tristeza por fazermos tão difícil o 'ser feliz'. Quero encontrar mais as pessoas queridas, beijar interminavelmente o meu amor e respirar o ar das manhãs de outono.


2 comentários:

  1. Tudo passa. Passa porque muda...
    Adorei seu texto! É assim, viver cada dia como único, porque na verdade é. Quando aprenderemos a não perder tempo?
    Seu blog tá lindo! Suave.

    Beijo grande!

    Ala.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ala!
    Suave é você, amiga!
    Já lhe falei isso diversas vezes..

    Um abraço super carinhoso!

    ResponderExcluir