quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sombra, alma e vento



Há coisas ruins acontecendo enquanto eu insisto em falar de flores! Gosto de jogá-las no colo dos meus amigos! Gosto de espalhá-las por este blog! Eu e essa minha mania eterna de me cercar de beleza! Mas qualquer dia desses ainda sacudo o tapete. Vou escrever sobre as coisas feias! Vou falar de políticos e guerras e violência e sentimentos ruins e mesquinhos e até de desamor eu vou falar.

Mas hoje não! Não há a menor vontade de escrever sobre esses temas! Hoje o dia amanheceu claro e radiante! O céu estava muito azul e o sol brilhava no mar! Troquei palavras de carinho e sorrisos! Andei por uma alameda de frondosas amendoeiras! Como posso não estar inundada de beleza! E na minha lembrança ainda dançam as cores de umas 'florinhas' mimosas e lindas que vi espalhadas por um canteiro!

Há coisas que a gente gosta e pronto! É de graça! É sentimento bom, que só dá prazer e alegria! Assim eu gosto do Rio! Do seu calor, dos seus dias de sol, dos seus dias de chuva! Gosto do Rio, mesmo quando está zangado ou de mal humor. E que cidade mais cheia de contrastes e de idiossincrasias! Tão impulsiva e passional! Tão extrovertida e expontânea e verdadeira!
"Rio que mora no mar
Sorrio pro meu Rio
Que tem no seu mar
Lindas flores que nascem morenas
Em jardins de sol"
Tenho sempre a impressão que Ele foi se ajeitando entre seus morros e águas. Improvisando em meio à essa variedade quase interminável, de acidentes geográficos! Se derramando entre baías e enseadas e lagoas e penínsulas e praias de areias brancas e mar verde e azul e transparente!
"Rio, serras de veludo
Sorrio pro meu Rio
Que sorri de tudo"
Cidade de formas assimétricas e adocicadas. E o cheiro da miséria que mal se disfarça, se confunde com o cheiro do mangue! Até a pobreza se encaixa em suas entranhas. E tudo se mistura, se democratiza, se deixa envolver pelo seu charme!
"Que é dourado quase todo dia
E alegre como a luz"
Ah! os teus poetas são tantos e tão queridos, que se perdem por tuas ruas! Tuas ressacas! Fluxo e refluxo! Tuas Copacabanas de inconstância! Ipanemas de versatilidade! Tuas Barras de volubilidade! Rio, onde os próprios deuses são pagãos! Rio de abstrações! Incrédulo! Incorrigível! Rio de perplexidades!
"Rio é mar, eterno se fazer amar
O meu Rio é lua
Amiga branca e nua"
Cidade que se despe mais do que se cobre. Sem pudor ou mal-estar. Paulo Mendes Campos escreveu em uma de suas crônicas, que um dia leu a palavra 'echecall' da língua asteca, e que ela significava 'sombra, alma e vento'. Pois lhe peço ela emprestada hoje, querido escritor! Peço emprestada para definir essa cidade de encantos e espantos mil! São três coisas que não se pode descrever nem tocar, apenas sentir!
"É sol, é sal, é sul
São mãos se descobrindo em todo azul
Por isso é que meu Rio da mulher beleza
Acaba num instante com qualquer tristeza
Meu Rio que não dorme porque não se cansa
Meu Rio que balança"
Música de Menescal e Bôscoli 


6 comentários:

  1. O Rio de Janeiro em uma textualidade de quem encontrou a sua identidade literária encantada.

    Vc escancara sua paixão e esperança (elementos de sua biografia carioca), ao mesmo tempo em que testemunha (sob o sol ou sob a chuva)as paisagens humanas em uma palavra emprestada:-"enchecall"-:para multiplicar as boas almas. Livres e soltas como os ventos e as sombras
    dos braços do Cristo Redentor.
    .
    Suas palavras entre mar e o cotidiano de uma cidade,ressaltam a poesia e poetas vestidos de coragens relacionando-se com esse Rio de gente feliz.

    Ao invés de um Rio morrendo de medo, suas letras ressucitam a alegria através do signo
    do amor.

    Amei vc e as suas letras.

    Seu sempre amigo,Ronaldo Franco.

    ResponderExcluir
  2. Sempre amigo...que lindo!!!
    Também gosto de suas imagens e letras!
    Também gosto muito de VC!

    Há muitas maneiras de se ver o Rio,
    como tudo na vida.
    E nas palavras de um de seus poetas
    mais cantados...

    "Rio de ladeiras
    Civilização encruzilhada
    Cada ribanceira é uma nação"

    Beijos, amigo querido.

    ResponderExcluir
  3. E esse poeta é o 'nosso'
    Chico Buarque de Hollanda, claro!

    ResponderExcluir
  4. E quem não aprecia o Rio de Janeiro? Quem não sonha com a praia de Copacabana ou ver o Cristo de pertinho? Mas São Paulo, minha São Paulo, eu não troco por nenhum outro lugar deste país!

    ResponderExcluir
  5. Aline, gosto de São Paulo também!
    É muito bom gostar do lugar que a gente vive!
    Apenas escrevi sobre o Rio.
    Sobre o que penso dele...

    ResponderExcluir