sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

'Alguma coisa acontece no meu coração'

A 'Casa das Rosas' foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, no final da década de 20, e fica na Avenida Paulista no número 37. Recebeu esse nome porque possuia um dos mais belos
jardins de rosas da cidade. Hoje se tornou o espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

A casa abriga a primeira biblioteca do país, especializada
em poesia. Não venho a São Paulo,
sem visitá-la. Adoro essa casa!

Quando estou em Sampa, amo estar em Sampa! Porque sempre dou a volta em torno. Olho além da cidade, vejo o lado bom. Insisto em só enxergar o belo. E como tudo aqui é em grande quantidade, há muita beleza para ver!

De São Paulo pego o bonito e o bom. O resto prefiro não ver! Foram décadas e décadas de descaso. As elites, donas do poder e do dinheiro fazendo de conta que um abismo não se abria entre a riqueza e pobreza. Décadas de indiferença! De insensibilidade! De burrice! É como dizem - 'se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem'.

Vejo isso aqui, vejo no Rio e em todo o resto. Essa é a realidade do Brasil. Para um território e uma economia como a nossa, uma das piores distribuições de renda! Nossos governantes não se interessaram em dar educação de qualidade para seus cidadãos. E continuam a não se interessar! Deixaram uma periferia à margem de tudo.

E hoje isso explode em nossos 'quintais'! Pagamos o imenso preço do nosso silêncio! Sim, fomos e somos coniventes. Cada vez que nos silenciamos, concordamos com todas as injustiças, todos os desmandos, toda a safadeza, toda a corrupção. Quando fechamos os olhos, deixamos que todos esses políticos sem escrúpulos, trabalhem em causa própria e defendam os interesses de quem coloca algum tipo de poder nas mãos deles.

Mas eu só queria falar de São Paulo e da minha temporada por aqui. E nesse verão e nas árvores e jardins e sombras deliciosas e flores perfumadas! Nas galerias de arte e nos teatros e nas livrarias e nos excelentes restaurantes!


O mar não está aqui para tirar nossa atenção. Não andamos olhando para o alto, para as montanhas...não mergulhamos em sonhos e poesia!

São Paulo é o pé no chão. É o olhar para dentro. É o ficar mais perto de nós. São Paulo é a introspecção.


É só a poesia concreta de suas esquinas...

3 comentários:

  1. Jac,

    Matei as saudades de São Paulo através dos seu olhos atentos!
    Lembrei-me de um trecho do poema de Mário de Andrade que diz assim:


    A tarde se deitava nos meus olhos
    E a fuga da hora me entregava abril,
    Um sabor familiar de até-logo criava
    Um ar, e, não sei porque, te percebi.

    Voltei-me em flor. Mas era apenas tua lembrança.
    Estavas longe doce amiga e só vi no perfil da cidade
    O arcanjo forte do arranha-céu cor de rosa,
    Mexendo asas azuis dentro da tarde.

    Quando eu morrer quero ficar,
    Não contem aos meus amigos,
    Sepultado em minha cidade,
    Saudade."

    Poemas da amiga - Mário de Andrade"

    Aproveite querida!

    Beijos,
    Ana Bousquet

    ResponderExcluir
  2. Jac.

    Gosto muito de SP também, acho que percebemos igual. Na Casa Rosa vi umas instalações sobre a obra de Guimarães Rosa de arrepiar, salvo engano foi na inauguração dela.
    Te abraço amiga querida

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeitíssima para comentar sobre a minha cidade do coração. Ninguém me tira daqui, rs. Estou lendo Eduardo Galeano, como você recomendou. Estou amando! Inclusive vou voltar lá pra minha leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir