sexta-feira, 20 de março de 2009

Pra não dizer que só falei de flores


Fotografia de Thomaz Farkas

O Analfabeto Político

"O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos
acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
Dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que
se orgulha e estufa o peito dizendo que
odeia a política. Não sabe o imbecil que
da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os
bandidos que é o político vigarista, pilantra,
o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Bertold Brecht

Penso como Bertold Brecht. É uma ignorância muito grande dizer que não devemos compartilhar questões políticas. Se não nos interessarmos por isso, é melhor desistirmos de respirar. Tudo, tudinho é resolvido através dela. Aprendi com um professor de filosofia, que quando uma criança chora, já está fazendo política. Está dando um recado à sua mãe 'olha, se você não me der atenção, vou perturbar os seus ouvidos'.

Portanto, sem essa de torcer o nariz para a política, pois nascemos dependentes dela. Precisamos, isso sim, é torcer o nariz para os nossos (nossos?) políticos. Eles merecem todo o nosso desprezo!! Merecem que os destituímos de seus cargos. As pessoas precisam entender que ''eles' estão lá para defender as nossas questões. Eles não foram colocados lá por um decreto divino. Nós conferimos à eles esse poder!

Admiro e gosto de gente corajosa como Fernando Gabeira! Foi ele que naquele momento de angústia e sentimento de impotência, acendeu no fundo do túnel, uma pequena luz para mim, uma trêmula luzinha que me encheu de esperança. Um homem finalmente, do alto da sua bravura e dignidade avisou: "Se o senhor (e eu faço aqui um remendo - 'senhor deputado corrupto') não renunciar, vou encabeçar um movimento para arrancá-lo desse lugar. O senhor é uma vergonha para o nosso país...!" Senti, naquele momento, um imenso orgulho dele estar lá, nos representando!

E continuamos, meu caro Gabeira, a nos surpreender todos os dias com a ousadia e desfaçatez desses políticos. Com o incrível descaramento e cinismo! E eu me pergunto quando o povo acordará...mas logo me lembro, olhando para a História passada, que sempre foi assim. Tudo se repete sempre e sempre! A história da nossa civilização é um amontoado de demolições. Construímos e demolimos!!

O homem é sempre o mesmo dentro de si.

Somos os eternos seres nos debatendo com questões que não nos torna felizes.

Queremos a felicidade mas nos afastamos sempre dela!


E repetindo os versos do grande poeta Vicente de Carvalho...
"A felicidade está sempre onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos."

Mas o que pode no final, nos diferenciar, nos fazer melhores, é o que cada um conseguir desenvolver nesse vasto e infinito universo de sentimentos...mais nada!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário