segunda-feira, 30 de março de 2009

'No tempo das borboletas'

Playa Bavaro - República
Dominicana













 Em meio a paradisíacas praias numa ilha do Caribe, nasceu Minerva Mirabal.  Uma mulher corajosa. Uma bonita mulher, que houve por bem ser guerreira! Muito ouvi falar da vida glamourosa que os Trujillo levavam na República Dominicana, às custas do desespero e miséria de seu povo.

Ele e sua família detinham 70% das terras cultiváveis e acumulou uma riqueza incalculável. Dizem que o secretário de  estado americano, teria dito na época: "Ele pode ser um grande safado, mas é nosso safado".

E para se manter no poder, Rafael Trujillo governava com mãos de ferro, com muita violência e sangue. Como fazem todos os ditadores sempre! Não importa de qual ideologia são partidários, ditador é ditador!

Assim foi com Stalin, Franco, os Duvalier (Papa Doc e Babe Doc) no Haiti, Slobodan, as ditaduras militares todas da América Latina, Mao Tsé Tung, Somoza, Hitler, Mussolini...Todas ferindo direitos inalienáveis, prendendo arbitrariamente, perseguindo e torturando.
Na Ásia e na África elas foram muitas e se sucederam ao longo do tempo. Lembro de Idi Amin Dada na Uganda, Nasser no Egito e Reza Pahlevi e Khomeini no Irã. Em Cuba por longos anos, Fidel substituiu outra ditadura, a de Fulgêncio Batista. E todas defendendo, cada uma a seu modo, suas ideologias. Hitler e Stalin estavam absolutamente convencidos da legitimidade de suas causas.
Mas o mais nocivo no fato delas existirem, é que justificam uma série de ações que levam a situações tão ruins quanto as que as geraram. Bush é um exemplo disso. Se valendo do medo e horror que a ditadura de Hussein despertava no povo iraquiano, invadiu vergonhosamente e instalou lá, um outro tipo de terror, constrangendo o mundo inteiro!
Bush também foi um ditador! Um ditador de interesses escusos de um grupo. Sua arrogância era a arrogância de um ditador!
Mas existe uma relação profunda entre o ditador e seus compatriotas, entre o algoz e sua vítima. Boa parte da população gosta, sente necessidade de ser subjugada. E para desgraça de muitos povos, de vez em quando surge alguém com muito carisma e ambição desmedida, que sem qualquer escrúpulo, pensa em se perpetuar no poder.
Gosto de todos que lutam pela liberdade! Todos me emocionam desde que também não se transformem em ditadores. Não aceito um horror substituindo o outro!
Subjugar é uma doença crônica! Tão ruim quanto o sentimento de vingança, que abomino pelo que há nele de mesquinho e pequeno!

Ontem eu vi o filme 'No tempo das Borboletas'. Lindíssimo! Com a mexicana Selma Hayek que fez Frida Kahlo no cinema e baseado na obra da escritora dominicana Julia Alvarez. Ela conta a história de Minerva Mirabal e suas irmãs. Essa heroína que lutou contra a ditadura de Trujillo e foi assassinada numa emboscada, a mando dele.
Mas seis meses depois ele também foi assassinado, pondo fim a trinta anos de ditadura. O mais interessante é que os Estados Unidos apoiaram muitos desses homens intrépidos e seus regimes. E depois eles próprios acabaram por derrubá-los. Como se criassem uma cobra e depois ficassem com medo de serem picados por ela.
O problema dessas condições de arbitrariedades, de situações de limite total, é que 'esculhamba' tudo. Culturalmente há uma regressão imensa. ARTE passa a ser uma coisa que incomoda muito. A educação em colégios e universidades precisa ser constantemente vigiada. Ninguém pode falar ou pensar livremente. As pessoas passam a ser verdadeiros robôs, quase.

Precisamos depois dessas 'catástrofes' reaprender tudo!!

Desde 25 de novembro de 1981, a morte das irmãs Mirabal é lembrada como o 'Dia Internacional
da Não Violência contra a Mulher'!



8 comentários:

  1. Maravilhoso...

    Por incrível que pareça estou com o filme "No tempo das borboletas" em casa para assistir...
    Te abraço.

    ResponderExcluir
  2. Você vai gostar, Marcos!
    A coragem dessas mulheres e homens
    nos inspiram! Nos fazem lembrar de
    nós mesmos e dos nossos sonhos!

    Sempre bom quando recebo sua visita!

    Também te abraço.

    ResponderExcluir
  3. Acho que prefiro ler o livro a ver o filme. Vou anotar na minha listinha junto com suas outras indicações.
    E excelente observação quando a atitude dos EUA nos momentos de ditadura espalhados pelo mundo. Mas o mundo dá voltas e eles acabaram elegendo um, duas vezes ainda por cima!

    ResponderExcluir
  4. É Aline, eu tenho medo dos donos da verdade.
    A verdade não pode ter donos. Ela não é
    absoluta. Sempre há vários ângulos para vê-la.
    Temos que sempre nos questionar a respeito das
    coisas e nunca ter medo de mudar. O ditador
    sempre quer fazer a verdade dele prevalecer.

    Bjos, querida!

    ResponderExcluir
  5. O quê?

    A gente fica pensando:

    -Jac? Ora,só mais um rostinho bonito.

    Então vem um texto destes e implode contra nossa cara.

    Uma verdadeira tapona de reprimenda e como se dissesse:

    -E você me conhece, cara pálida?

    Jac,perdí o sono!

    Em meio a tanta alienação,falta de identidade cultural,condutas bizarras e fanfarronices cênicas indesejáveis desta classe política visceralmente, apodrecida pela falta de idealismo e ruptura de todos os conceitos éticos e de patriotismo, dos quais eles deveriam ser os mais exaltados defensores, emerge a cidadã consciente e com um discurso afinadíssimo e absolutamente, bem articulado.

    Os nossos "irmãos" do norte, possuem um histórico impublicável de apoio a praticamente todos os ditadores.É verdade sim. Quando eles não existem, os irmãos do norte os criam, os engordam, fortalecem seus objetivos de externio.

    Pois, foram os nossos "irmãos do norte" que pariram o General Custer, responsável pelo exterminio dos indios Sioux,cheyennes e arapahoes.

    Dizimou milhões.O holocausto vermelho.

    Até que, em 1876, as margens do rio Little Big Horn, dois chefes pele-vermelha sobreviventes, Touro Sentado e Cavalo Louco, mandaram o general e sua Sétima cavalaria, literalmente para a casa do cassete!

    Aí começaram a brigar entre eles.Brancos matando negros e vice-versa.Um horror de carnificina!

    Cuspiram uma bomba atômica sobre os japoneses.

    Enquanto isto, exportavam para o mundo um modêlo belicista intolerável,junto com um processo de alienação cultural sem precedentes na história da humanidade.Nem os romanos ou os gregos foram tão intoleráveis.

    Nós somos povos latinos e mestiços mas, se você olhar bem na cara dos brasileiros do sudeste maravilha, pensará que são todos nórdicos!

    Fico por aqui, afinal ninguém merece.Desculpem!

    ResponderExcluir
  6. Paulo, adorei o seu 'discurso'!!

    Sem esquecer que o pai de Osama bin Laden,
    se tornou o homem mais rico e poderoso da Arábia Saudita, negociando com os nossos 'irmãos do norte'.

    E que Osama foi treinado pela CIA para
    ajudar a combater os soviéticos no
    Afeganistão. E o mais hilário, é que foram
    os mesmos 'irmãos do norte' que financiaram
    o grupo dos Talibãs!

    Então eles não criam as cobras para
    mordê-los?? Eu acho pouco! Nessa região
    eles só têm dado tiro no pé.

    Mas todo império, mais cedo ou mais tarde,
    acaba caindo. A História nos prova isso! Impérios são comandados por homens...E são
    os 'imperadores' malucos, assim como Bush,
    que colocam tudo a perder.

    E o que aconteceu na América do Norte, foi
    mesmo um massacre. Mas como todos têm seu Waterloo, o general Custer caiu em Montana
    com todos seus soldados.

    Mas aqui, nossos colonizadores não fizeram
    muito diferente.

    Paulo, coisas da nossa cristianíssima civilização ocidental!
    Quanta hipocrisia!!

    Venha sempre me visitar!
    Nossos 'discursos' são longos!!

    ResponderExcluir
  7. Também assisti o filme ontem(31/07) no History Chanel. Lembrei-me muito do periodo de ditadura nossa. Mas não concordo com uma coisa. Porque o dia da morte das irmãs é lembrado como o dia da mulher e não como o dia de luta de um povo!

    ResponderExcluir
  8. Amigo, talvez seja porque não é
    comum as mulheres se exporem tanto
    quanto fez Minerva Mirabal.

    Penso que foi uma bela homenagem à
    coragem dela!

    Obrigada pela visita e um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir