quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Na bruma...sozinho


Hoje quero escrever sobre ele: Torquato Neto!
Foi poeta, jornalista e letrista de música. E quase ninguém mais lembra dele. É...somos assim, 'rei morto, rei posto', há muita coisa para lembrar! Ele se foi e com ele a nobreza de alma, a dignidade, uma imensa sensibilidade e quem sabe lá o que mais...
Certas coisas me comovem! Há pessoas que me fazem pensar profundamente, que me inspiram!

Torquato Neto foi parceiro em várias canções de gente como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Edu Lobo.

Dizia que um poeta não se fazia só com versos. Era preciso mais, muito mais. Era preciso coragem, correr riscos, enfrentar
os perigos. E 'são demais os perigos dessa vida' disse Vinicius, nosso poeta maior!

Ser poeta é não ter medo! É inventar e recriar
cada instante! É destruir a linguagem e explodir com ela!

Torquato Neto trancou a porta e abriu o gás, no dia 10 de novembro de 1972, no Rio de Janeiro.

Porque você desistiu poeta?

E antes de ir embora, deixou o seguinte bilhete:
"Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar".
Thiago era o seu filho...

É, não sacudam...ele pode acordar e descobrir coisas que não irá gostar!!

Você se cansou muito cedo! Mas que sei eu de mágoas tão profundas? E quem pode saber qual o limite que cada um suporta! Nada sabemos de nada! Quantos cabem em nós? Quantos se escondem, esperando a vez de surgir, de nos surpreender? Carregamos uma multidão dentro de nós! Somos eternos viajantes à procura de algo que não sabemos aonde está...nem se existe!


Cogito

eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível

eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes

eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim

eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranqüilamente
todas as horas do fim

Torquato Neto

3 comentários:

  1. Gracias por acercarme al poeta, bello poema y muy bien tu escritura. La fotografia es realmente bellisima. Un gusto visitarte, nos veremos en otro momento.

    ResponderExcluir
  2. Certa vez conversando com um amigo começou a tocar a música "GO BACK" um lindo som acústico da banda Titãs... ai me veio a duvida e a pergunta ao meu amigo?
    De quem é a letra de música?
    Ai veio a resposta que me deixou atônito!!!
    Torquato Neto, nunca imaginei que essa música fosse ser dele... em virtude disso fui presenteado pelo meu amigo com o álbum "Todo dia é dia D" de Torquato.
    Que adorei!!!

    Bejos Jac!!!

    ResponderExcluir