segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O Poema de Welles



Lendo uma matéria sobre o cineasta Martin Scorsese, me deparei com uma declaração que me deixou fascinada. Diz ele: “Fiquei a noite inteira sem dormir depois que vi ‘Kane’ pela primeira vez."
Scorsese não foi o único a perder o sono por causa do filme! Eu sempre que revejo fico cismada por algum tempo. Dizem que Cidadão Kane mudou a história do cinema! Eu acho que assim acontece quando aparece um gênio. Van Gogh, fez uma transformação no mundo da pintura.
Picasso, Kandinsky e Cézanne foram únicos e reescreveram a história da pintura. Os gênios é que dão o pontapé inicial. Às vezes, o mundo só vai poder entendê-los e assimilá-los muito tempo depois. Está aí o que eu acho uma injustiça muito grande, porque o artista morre antes de receber carinho e reconhecimento. Morrem tristes e sozinhos.
Picasso foi gênio até nisso, soube comercializar sua obra! Ganhou dinheiro, ficou rico e foi amado! Mas nem tudo foram flores na história de Orson Welles. Ele foi muito aplaudido, porque a crítica, os grandes jornalistas, os intelectuais do mundo inteiro gostaram do seu filme. Mas levou também algumas pedradas. Recebeu várias indicações para o Oscar, mas a Academia sempre conservadora não lhe deu estatuetas. Mas isso pouco importou, porque foi consagrado pela imprensa como o melhor filme daquele ano.
Ninguém contesta o fato de que Welles fez uma obra-prima! Scorsese disse que nenhum outro filme influenciou tantos cineastas nesses últimos 60 anos. Em mim, Cidadão Kane provoca sempre uma revolução. Talvez eu também tenha o meu ‘Rosebud’! Talvez por essa razão, Cidadão Kane cause em mim uma reação devastadora.
A resposta está lá, na infância mágica de todos nós. Parece que nenhuma outra palavra na história do cinema faz sombra a ‘Rosebud’. Cidadão Kane é obrigatório!! É em preto e branco, meio desbotado, mas ainda assim um dos mais pungentes filmes feitos até hoje. Impossível sair igual dele!
É uma viagem à alma de um homem!



3 comentários:

  1. E maravilhoso ver com um rapaz (Orson Welles)com pouco mais de 20 anos de idade,produziu e roteirizou uma das maiores obras-primas da história do cinema.
    É intenso e ao mesmo tempo muito complexo falar, comentar, debater, discutir sobre 'Kane'.
    Só de pensar a época em que fora realizado,e que até hoje tem um impacto tremendo, ai você pode imaginar como era a reação na época as fortes críticas ao sistema jornalístico que o filme fazia!?

    Sem falar no grande trabalho do fotógrafo Gregg Toland, o jogo de luz e sombra dando um clima meio que dark ao filme totalmente oposto do expressionismo Alemão usado na época. O enquadramento, o foco no primeiro e no segundo plano sempre intermediando, algo maravilhoso...

    Ou seja a história de Cidadão Kane, é uma obra maravilhosa e de muita importância, o filme é impecável, um grande clássico do cinema que deve ser assistido.

    ResponderExcluir
  2. Tudo que eu queria!! Encontrar um interlocutor
    inteligente pra 'conversar' por aqui.
    Adoro falar sobre coisas interessantes, estimulantes! Tenho sempre de encher minha vida de significados!

    Rogério, vc vem acrescentar, jogar luz, iluminar melhor esses caminhos, essas veredas!!
    Venha sempre! Não é bom 'falar' sozinha,
    escrever pra ninguém. Criei esse espaço para reunir pessoas em torno de idéias!!

    E pode me mandar um abraço por aqui, também!
    Carinho nunca é demais! Vivo só por isso...tocar, alcançar, falar com outra alma! Carinhoso beijo.

    ResponderExcluir
  3. Querida Jac, eu que deveria agradecer por cada post que você publica.
    São maravilhosos... adoro.
    E em cada post você se apresenta mais 'única' do que nunca!

    Um super beijo.

    ResponderExcluir